segunda-feira, 8 de junho de 2009

Um comentário...


Foto de Clark Little, surfista fotógrado. Simplesmente...lindo!

Título é de Button, só resta saber em qual prova

Bem, estou de volta pra comentar o GP da Turquia...
Encerrado o domínio do Massa, com nova vitória do Button. É o melhor início de temporada desde que o Schumaquer venceu 12 das 13 primeiras provas em 2004. O erro do Vettel logo no início da corrida não mudou em nada o resultado. Foi visível o ritmo mais forte que o Button imprimiu, e me arrisco a dizer que ele teria vencido do mesmo modo se o Vettel não tivesse errado. Provavelmente o superaria após a primeira rodada de pit stop's.
Como disse na última coluna o rival do Button é o Vettel e não Rubens, e sendo assim, este já tem 32 pontos de vantagem e não tenho mais dúvidas de que será campeão. Acredito que ele pode até mesmo quebrar o record do Mansel, que foi campeão com 5 provas de antecipação em 1992 -.
Vettel cometeu um erro infantil, complicou sua prova e mostrou que ainda não está pronto pra ser campeão. Depois com a mudança de estratégia, que no meu modo de pensar foi válida sim, pois colocou de volta o Vettel na corrida e se esse tivesse conseguido ultrapassar Button e abrir vantagem teria chance de vencer a prova. Mas acabou ficando atrás do inglês, e sequer tentou atacar. Com isso perdeu tempo e a segunda posição pro Webber no fim da corrida. A atitude da Red Bull mandando Vettel tirar o pé e não forçar uma briga desnecessária com o Webber tirou um pouco da emoção no final da prova, embora do ponto de vista de equipe foi a atitude mais sensata.
Webber, superou Vettel e completou a prova em segundo - ninguém fala dele, mas já é o quarto no campeonato e está a apenas 1,5 ponto atrás do companheiro, que se tratando do alemão não é demérito nenhum -.
Rubinho teve azar de novo - incrível como tudo dá errado no carro dele e nunca no do companheiro - e abandonou a prova com problemas no câmbio.
No mais, a corrida foi chata e sem grandes alterações. Massa foi sexto, mostrando que a evolução apresentada em Mônaco foi mais pelas características da pista do que pelas inovações apresentadas. Piquet de novo não foi bem e deve ser demitido no fim do ano.

[ ]'s

Márcio Almeida.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Features 10 g - Data Pump - I

Olá pessoal,

Estou iniciando hoje uma série de matérias sobre recursos do Oracle 10g. Você leitor deve estar se perguntando porque optei por falar do 10g em detrimento ao 11g. A resposta é simples, o 10g é um produto maduro, e quando se pensa numa migração de 8i ou 9i, a aposta é sempre no 10g. Em outro momento pretendo abrir uma série pra falar dos recursos do 11g, e assim podemos traçar um paralelo entre as duas versões.

Para iniciar a série escolhi o data pump, utilitário de importação e exportação introduzido pelo 10g e que representa uma revolução com relação aos seus antecessores: import/export.

Antes do Data pump, as migrações de grandes bases com export/import eram geralmente descartadas, devido às limitações de performance dessas ferramentas. Nesse cenários o Data pump passa a ser uma opção viável, pois em alguns casos sua performance durante uma importação chega a ser 5 vezes mais rápido que o import convencional.

Interatividade

- Monitorar de forma mais eficaz a execução da exportação / importação, acompanhando o
volume executado e o total e assim estimar tempo de duração;
- Interação com rotinas pl/sql;
- Permite fazer pesquisa em objetos antes mesmo de importar o dump.

Eficácia

- Permite suspender um trabalho e retomar do ponto que parou (pause/resume);
- Anexar um trabalho a uma exportação em execução;
- Reiniciar um trabalho que falhou a partir do ponto que parou;
- Filtrar o que vai ser exportado: chegando ao nivel de exportar sql de objetos do banco.

Performance

- Exportação até 12 vezes mais rápida e importação até 5 vezes mais rápida;
- Parelismo, você pode abrir operações paralelas que vão gerar vários arquivos de dump
simultâneos.

Nos próximos dias publicarei artigos com exemplos de como trabalhar com data pump explorando ao máximo os recursos citados acima.

Ate lá!

[ ]'s
Márcio Almeida.